domingo, 22 de dezembro de 2013

Cloud Atlas (2012)


Cloud Atlas não é de todo um filme fácil. Não é um filme fácil para o espectador e definitivamente não é fácil para quem o criou. Wachowski brothers, criadores de The Matrix (uma das obras mais marcantes da década de 90), apresentam esta sua nova obra de uma dimensão tão ambiciosa quanto marcante.
Este filme mosaico conta-nos a história da relação humana através de 6 planos de interacção distintos. Apesar de afastadas temporalmente, todas as personagens estão interligadas e contribuem com igual peso para o equilíbrio da obra. Equilíbrio que é encontrado no magnífico argumento e na irrepreensível edição deste filme.
É uma obra que proporciona uma experiencia diferente do comum. Talvez pela sua irreverência ou pela sua característica pouco linear na forma de contar historias, põe o espectador à prova. Exige concentração, mas acima de tudo humanidade. Humanidade no sentido de tentar que o espectador quebre uma ou duas barreiras na sua compreensão, muito provavelmente devido às temáticas que aborda.
Valiosa será esta obra por abordar temas tão distintos e importantes como a homossexualidade, o racismo, o Lobying, a Religião, a intolerância cultural e sobretudo o caminho a que nos dirigimos enquanto civilização.
Com o grande número de mudanças de plano e de personagens e com o tamanho do filme (2h50min aprox.) é possível que o espectador se sinta confuso e até cansado, mas sinceramente, com um pequeno esforço de atenção a mensagem principal do filme será percebida. É definitivamente um filme de se ver em cinema e devem deixar a sessão de casa para uma segunda tentativa, até porque alguns pontos serão certamente deixados por explicar.

Apesar de dividir as opiniões é uma muito boa experiência que recomendo. Não fosse este a meu ver um dos melhores filmes a estrear nas salas portuguesas este ano (2012).

★★★



Sem comentários:

Enviar um comentário