segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Likes & Dislikes de 2013



Com mais um ano no seu final, chega a altura de olhar para trás e ver o que de melhor e pior correu ao longo da temporada. Como este é um blog de cinema, deixo aqui os meus filmes favoritos que estrearam nas salas portuguesas em 2013.
Infelizmente este ano foi fraco para mim em termos de filmes assistidos e sei que caso conseguisse ter visto alguns, esta lista poderia ser diferente. Mas para além dos meus favoritos do ano, outros bons filmes que vi estreados este ano nos cinemas foram: The Hunt, Blue Jasmine, Prisoners, Mud, Les Misérables, StarTrek - into darkness, Hodejegerne, The conjuring, Silver Linings Playbook e Zero Dark Thirty.
Cá vai:

Likes: TOP 5 nos cinemas

#5
Animal Kingdom
Se o nome não disser já tudo, estamos na presença de um filme com alguma violência. É mais um daqueles filmes intensos que transmitem a mais cruel natureza humana e, neste caso, a apatia para com a própria família. É a história de um capítulo na vida de um jovem adolescente numa família criminosa e perigosamente explosiva.
Escolhi-o por ser um verdadeiro show de boas representações e ainda mais impressionante, por ser a primeira longa metragem de David Michôd.
Class: ★★★★1/2
Crítica Internacional: 97% positiva (rottentomatoes)



#4
The Place Beyond the Pines
Para mim, de longe, um dos melhores filmes do ano. Uma viagem pela paisagem da vida americana dos roubos de polícias e de ladrões, dos filhos dos ladrões e de polícias, e de vingança.
A banda sonora, os planos, a fotografia e as representações do cast, escolhido a dedo, tudo a trabalhar para garantir 140mins de puro prazer.
Class: ★★★1/2
Crítica Internacional: 82% positiva (rottentomatoes)



#3
De rouille et d'os (Rust and Bone)
E como não há ano que passe sem que o cinema francês nos ofereça uma ou outra obra prima, este ano, mais uma vez foi Jacques Audiard (Un Prophète). Um drama intenso que conta a difícil vida de uma tratadora de Orcas num parque aquático que vê a sua vida mudar de direcção de um momento para outro. Até que conhece o seu futuro namorado e procura uma nova forma de viver.
A representação de Marion Collidard é das melhores de toda a sua carreira e a falha na nomeação para o Óscar o ano passado foi dos maiores roubos dos últimos anos.
Class: ★★★1/2
Crítica Internacional: 82% positiva (rottentomatoes)




#2
Django Unchained
Tive de esperar 3 anos para voltar a sentir numa sala de cinema aquilo que senti ao ver o Inglourious Basterds. Tarantino regressa com as suas cenas carregadas de tinta vermelha a saltar, diálogos pomposos e personagens carismáticas. Sempre com uma banda sonora fora do comum, mas adaptada na perfeição ao género, não fossemos nós ouvir HipHop num verdadeiro tiroteio de western. Só Tarantino faz esta magia no cinema. Um dos argumentos mais carregados do ano e alguns dos melhores actores que vi este ano.
Class: ★★★
Crítica Internacional: 88% positiva (rottentomatoes)








#1
Gravity
Foi difícil escolher entre este e o #2, mas o que Tarantino faz, apesar de bom, não é nada de novo. Gravity (IMAX) é uma experiência visual absolutamente perfeita. Nunca vi nada que se parecesse com isto.
Alfonso Cuarón (Children of Men) executa um trabalho de jogo de câmara brilhante. Com takes prolongados que duram largos minutos, com a câmara a dançar e a flutuar no espaço como se tudo aquilo fosse na realidade uma viagem à órbita terrestre. Uma das cenas, em que o plano está centrado na Dr.Stone, enquanto esta rodopia interminavelmente, e a câmara vai lentamente aproximando-se da viseira do capacete, até mesmo entrar dentro e ficarmos com uma visão point-of-view da mesma, é brilhante! É de uma técnica como nunca vi no cinema, o que acredito que nos deixa perante um gigante marco na história desta 7ª arte.
Não é um filme que valha pela sua história, mas isso é pouco relevante. É acima de tudo uma experiência visual que não deveria ter sido desperdiçada enquanto foi possível vê-la em IMAX, o formato para o qual o filme foi concebido. O que me faz acreditar que ao longo dos próximos tempos, a mestria conseguida por Cuarón possa vir a ser menos bem percepcionada pelas audiências que não vejam o filme nas melhores condições possíveis.
Class: ★★★
Crítica Internacional: 97% positiva (rottentomatoes)


Dislike:
Raramente corro o risco de perder tempo com filmes que a partida vão ser maus, mas como de tempos a tempos há um ou outro que surpreende, tomo os riscos. Estes não foram surpresas, foram o pior que vi este ano que tenha estreado nos nossos cinemas.
#5
Jobs
Class: ★★
Crítica Internacional: 26% positiva (rottentomatoes)

#4
Ironman III
Class: ★★
Crítica Internacional: 78% positiva (rottentomatoes)

#3
The Hangover partIII
Class: ★★
Crítica Internacional: 19% positiva (rottentomatoes)

#2
Now You See Me
Class: ★1/2
Crítica Internacional: 50% positiva (rottentomatoes)

#1
Gangster Squad
Class: 
Crítica Internacional: 32% positiva (rottentomatoes)


Foram as minhas escolhas de 2013! Bom ano e bons filmes!




Sem comentários:

Enviar um comentário