sábado, 11 de outubro de 2014

The Internet’s Own Boy: The Story of Aaron Shwartz (2014)


Confesso que nunca tinha ouvido falar da pessoa em questão. Pode ter sido completa distracção minha ou provavelmente será mesmo a confirmação daquilo que o documentário procura provar.

Aaron Swartz foi um génio da Internet que tal como outros, fundou e ajudou a construir alguns dos melhores sites e sistemas de partilha de informação online. Diferente desses outros foi a sua motivação. Swartz não tentou criar nenhum império multimilionário. Foi motivado pela liberdade de informação e, principalmente, pela liberalização no acesso a documentos e artigos científicos. Acreditou no avanço da humanidade através do livre acesso a esse conhecimento. Por ser considerado um activista no país errado, encontrou-se preso a um processo que levou a melhor de si. Esta foi a sua luta e a sua vida.

Brian Knappenberger consegue um documentário solido. Tenta mostrar-nos um pouco da curta carreira de Aaron e justificar toda a sua luta. Do lado oposto da tela consegue colocar uma série de questões que, aparentemente, continuam sem resposta. Todas se predem com o facto de não se conseguir decifrar qual a motivação por parte do governo em colocar uma das maiores mentes da nossa era atrás das grades.

Um documentário cativante e emotivo que nos faz valorizar a vida e nos ajuda a reflectir acerca do nosso impacto num mundo cada vez mais globalizado.


“Aaron is Dead. Wanderers in this crazy world, we have lost a mentor, a wise elder. Hackers for right, we are one down, we have lost one of our own. Nurturers, carers, listeners, feeders, parents all, we have lost a child. Let us all weep. ” – Sir Tim Berners-Lee


Sem comentários:

Enviar um comentário